Silenciando 75 Milhões de Vozes: A Cultura do Cancelamento e os Argumentos da Defesa de Trump

Trump foi acusado de incitar o ataque ao Capitólio, quando discursou pedindo aos seus apoiadores que “lutassem”. Por isso sofreu seu segundo processo de impeachment, do qual acaba de ser absolvido.

Esses foram os principais argumentos da defesa de Trump no processo:

A DEFESA DO DISCURSO POLÍTICO: O argumento básico dessa defesa é que as palavras de Trump foram mal interpretadas. Quando ele disse a seus apoiadores para “lutarem”, ele usou essa palavra no sentido figurado – lutar politicamente – e não literal.

A DEFESA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. A liberdade de expressão é fundamental e as palavras de Trump são protegidas por ela.

O TRUMP NÃO FOI RESPONSÁVEL PELA VIOLÊNCIA. A invasão do Capitólio foi planejada por criminosos. Uma das evidências é uma bomba que havia sido plantada com antecedência, antes do dia 6 de janeiro.

OS DEMOCRATAS FALAM DA MESMA FORMA. Senadores e deputados democratas que defenderam o impeachment foram mostrados em vídeo usando a palavra “luta” em discursos políticos, exatamente da mesma forma que Trump fez.

OS DEMOCRATAS NÃO QUERIAM JUSTIÇA. Os democratas não estavam tentando proteger a Constituição, mas apenas privar os eleitores americanos de uma escolha em futuras eleições.

E OS ANTIFAS E OS BLMs? A violência da invasão do Capitólio não foi diferente da violência dos protestos “antifascistas” e “antirracistas” dos Antifas e Black Lives Matter. Trump rejeitou energicamente essa violência.

USARAM AS DECLARAÇÕES DE TRUMP FORA DE CONTEXTO. A defesa apresentou trechos completos de comentários e discursos de Trump, e mostrou que partes dessas declarações foram retiradas de contexto.

Bruce Castor, o advogado de defesa, resumiu os argumentos assim:

“Este julgamento é sobre algo muito maior do que o presidente Trump. Trata-se de silenciar e banir o discurso com o qual a maioria não concorda. 

Trata-se de cancelar 75 milhões de eleitores de Trump e criminalizar pontos de vista políticos. É disso que trata este julgamento.

Essa é a única questão existencial diante de nós. É a tentativa da cultura de cancelamento constitucional de assumir o controle do Senado dos Estados Unidos.

Vamos permitir que o cancelamento, a proibição e o silenciamento sejam sancionados nesta instituição?”

 

Fonte: CNN

 

Receba meus textos direto em seu email clicando aqui: http://eepurl.com/dxnu01

 

Comentários